Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de março de 2009

Jóias e seus consumidores

Jóias, cada um com a sua, cada um com seu estilo, cada um com um design diferente.
Particularmente nunca gostei muito de jóias douradas, mas estas abaixo me encantaram de tal maneira que fiquei intrigada para saber o nome do design (se alguém souber me conta!).





"Pensem em uma jóia, de tal maneira sedutora, que seja capaz de conquistar mesmo aqueles que não têm o hábito de comprá-las. O consumidor mais desejado é aquele que não se deixa seduzir facilmente."

Perfis de consumidores hoje existentes:

Os Metrosexuais: homens supostamente heterossexuais, porém conectados com a moda, vaidosos e sem preconceitos. Adotam acessórios ultra modernos e investem em jóias de design contemporâneo.

Os Agrosexuais: grupo antagônico aos metrosexuais. Define aqueles indivíduos que se convencionou chamar, meio jocosamente, de agroboys ou agrogirls. São jovens ruralistas, românticos, apegados aos valores tradicionais, moralistas e provincianos, que adotam uma estética country americana como paradigma de gosto. As jóias e adornos são elementos de definição social e de status.

Os Nostálgicos: Conservadores, tradicionalistas e saudosos, estão sempre fazendo uma releitura de épocas passadas. Investem preferencialmente em jóias e acessórios que remetam aos estilos de época.

Os Visionários: Vanguardistas, excêntricos, inovadores e ousados. Lançam moda e ditam tendências. Para estes as jóias servem como afirmação de seu inconformismo com os padrões estéticos vigentes.

Os Intimistas: Apegados à família e aos valores morais, retraídos, tímidos, preservam sua privacidade e evitam a exposição pública. Compram jóias como investimento e para celebrar momentos pessoais.

Os Mediáticos: Belos, charmosos, hedonistas, vivem da super exposição na mídia e sua vida pública e privada se misturam. As jóias e adornos são como uma moldura complementar para o corpo. Devem ter uma aparência que possa ser valorizada pelo olhar eletrônico.

Os Contemplativos: Minimalistas, sensitivos, discretos, afetuosos e sensíveis. Para estes as jóias são feitas, não somente para olhar, mas para serem tocadas e sentidas. Dotadas de energia própria as jóias trazem promessas de paz, cura e serenidade.

Os Vencedores: São pessoas resultantes da mobilidade social que com seu próprio esforço conseguiram conquistar uma carreira e sucesso profissional. Disciplinados e agressivos, dotados de grande auto-estima e personalidade marcante, as jóias são como uma certificação de seu êxito.

Os Esportistas: Cultivam o corpo e a vida saudável, acelerados, bem dispostos, despojados. Preferem jóias que realcem seu corpo e chamem atenção para sua forma física e espírito saudável.

Os Noctívagos: Boêmios, gregários, sociáveis e bem humorados, hedonistas e gastrônomos. As jóias noturnas, que brilham na luz negra das discotecas e dos bares da moda são suas preferidas.

Os Integrados: Seguidores de moda e das tendências, supervalorizam os aspectos simbólicos e de afirmação social. As jóias são indispensáveis e devem estar esteticamente relacionadas com os últimos lançamentos da moda. Consumidores compulsivos as jóias são produtos de vida efêmera.

Os New-Age: Crenças e utopias futuristas, comportamentos alternativos, valores compassivos. Jóias são como uma segunda pele e remetem à noção de permanência e longevidade.

Os Ultra-pragmáticos: Neologismos proposto para os emergentes sociais que tiveram rápida ascensão social em virtude de sua personalidade marcante e desejo de vencer a qualquer preço. Para estes as jóias são o testemunho material de suas conquistas.

Os Extra-sensoriais: Possuem uma percepção diferenciada do tempo e do mundo e por isto focalizam-se nos detalhes sutis das coisas. Por serem mais contemplativos e poéticos preferem as jóias capazes de penetrar em sua aguçada sensibilidade.

Estes grupos acima descritos são apenas frutos de uma observação empírica cujo único intuito é demonstrar a tese da multiplicidade comportamental dos consumidores e da importância da focalização no desenvolvimento de um produto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...