Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Moda de Rua e o Lenço Palestino




Os fashionistas consideram os lenços palestinos como “last season”, porem ele ainda está dominando as ruas do país.
Inicialmente ele era usado como proteção, os camponeses da Palestina o usavam na cabeça para se protegerem do sol e depois se tornou símbolo da luta pela libertação de seu povo, que ainda continua sobre as ordens dos israelenses.



Na Europa, principalmente nos países latinos como Espanha, França e Itália, enxerga, desde os anos 80 os lenços nos pescoços dos jovens e não na cabeça. Primeiramente era um elemento de representação básico de todos universitários, estudantes de esquerda e intelectuais. E foi artigo dos neo-punks, skatistas e muitas tribos jovens.
O lenço foi um objeto criado nas ruas urbanas de algumas cidades da Europa que ganhou as passarelas e voltou para as ruas, e não o objeto de passarela que ganhou a rua.



Ao colocar um ícone político como item fashion pode se pensar que ficou vazio de conteúdo, pois a atitude de mitificação por parte do mundo fashion e dos que seguem tendências contribuem para esse esvaziamento. Porém podemos perceber uma mudança, o lenço se revitalizou antes de ser moda, ou seja, em outro status sem perder sua característica simbólica a tornando nova.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...