Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de outubro de 2008

DEMI-COUTURE

Com o ressurgimento da originalidade como prioridade fashion, também conhecida por “meia costura”, a demi-couture mantém a experiência do raro e do exclusivo que a alta-costura possui. Em tempos de prêt-à-porter, o “sob-medida” ganha status de luxo absoluto, além de melhorar o corpo, já que é modelado de acordo com medidas próprias. A demi-couture tem a sofisticação da alta-costura, mas é vendida diretamente nas lojas, são roupas semi-prontas reservadas para os clientes customizarem (tirar botões, diminuir gola, aumentar os punhos, etc.).

Na Europa, berço da alta-costura, as roupas customizadas voltaram à moda no verão de 2005, quando Prada, Balenciaga e Yves Saint Laurent anunciaram seus investimentos nessa “nova mania”. Outras marcas de vanguarda que fazem a demi-couture são a Bottega Veneta e a Lavin. As roupas são feitas parcialmente à mão e os preços são menores do que a metade de uma criação de alta-costura. Apesar da demi-couture ser principalmente parisiense, há criadores de outras capitais da moda adotando essas peças manualmente ornamentadas.
A alta costura, atualmente, tem feito um marketing espetacular para sobreviver, vestindo celebridades no red carpet, porém esta postura foge da idéia do novo luxo, que é o refinamento e a raridade e não a ostentação. A demi-couture se tornou mais elegante do que a própria alta-costura, pois suas peças possuem um nível refinado de detalhes e acabamentos. Agora a demi-couture representa a vanguarda do prêt-à-porter.
O ponto forte da demi-couture é que ela permite que os estilistas demonstrem suas ambições criativas e habilidades de seus ateliês. A exigência pela exclusividade aumentou.
Atualmente todos querem ser diferentes, a individualização caracteriza a nova era e as pessoas sentem a necessidade de se sentirem únicas, exclusivas. Sendo a moda uma das formas de expressão que mais revela a identidade, a demi-couture não poderia deixar de existir.


Referência Bibliografica

CUONO, Renata; SCHVAITZER, Camila. Você sabe o que é DEMI-COUTURE? Moda Brasil – Universidade Anhembi Morumbi. Disponível em: . Acessado em: 20 ago. 2008.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...