Pesquisar este blog

sábado, 27 de setembro de 2008

Paper Toys







A minha nova mania, o meu novo vicio, quer saber mais? então continue lendo!

Há algum tempo, designer e artistas começaram a criar uma nova geração de brinquedos, quem os vê, independente da idade, se apaixona, eles são conhecidos como Toy Art, Designers Toys, Paper Toys e Urban Vinyl são apenas alguns dos nomes que eles possuem. A Toy Art é uma manifestação contemporânea que se aprimora do brinquedo para mesclar design, moda e urbanidade. Esse novo conceito nasceu no Japão, na metade dos anos 90, é um movimento muito recente, que logo que surgiu foi disseminando-se rapidamente pela Europa e pelos Estados Unidos, ganhando muitos colecionadores.



Essa idéia teve inicio, para ser mais exata, em uma feira em Hong Kong em 1997. Para sua exposição nesta feira, o artista chinês Michael Lau customizou alguns bonecos de ação GI Joe trocando suas roupas militares por roupas mais fashions e comuns, tirando-os do seu contesto inicial. E há muito tempo atrás, desde os anos 60, no Japão, os monstros e heróis da TV já eram cultuados e grandes fabricas de brinquedo aproveitavam essa popularidade para produzir bonecos de plástico dos personagens, mas nem nenhum culto artístico ou inovador. Mais tarde esses brinquedos viraram uma vertente do Toy Art muito respeitada e com grandes colecionadores no mundo, principalmente fora do Japão.



Uma coisa levou a outra: designers, desenhistas e ilustradores pesquisaram formas, tecnologia e maneiras para transformar seus personagens em criaturas reais em 3D.



São bonecos de papel, vinil, tecido, plástico e outros materiais que remetem a um quê infantil presente no inconsciente coletivo, com pitadas de bom humor e ironia. Os Toys de plush (ou pelúcia), dependendo da série, são tão raros e disputados quanto os de vinyl. As peças são geralmente produzidas em escala industrial, podem ser de vinil ou resultar de técnicas artesanais feitas por designers, isso é a arte transformada em brinquedos de gente grande.




Toy Art é um novo universo na arte contemporânea, um movimento que cresce a cada dia e já existem no mundo todo várias lojas vendendo séries de brinquedos criados por grafiteiros, ilustradores, designers e artistas, além das lojas virtuais, que apostam cada vez mais nesses novos brinquedos. Algumas delas, porém, podem se dedicar a customização de um único personagem ou uma única série de personagens.



Aqui no Brasil, a Toy Art é um segmento de vanguarda pouco divulgado no Brasil. Em Tókio, a famosa Keiko Miyata cria monstros de vários tamanhos e cores em intervenções conceituais. Podem ser bonecos, criaturas exóticas como insetos carnívoros, fantasmas ou zumbis, todos fazem parte do universo de fantasias e criticas ácidas ao mundo moderno. Através dos seus criadores, eles vão tecendo uma rede de expansão do surreal ao traçar um paralelo com o olhar outsider, quase visionário.



A simbologia de um boneco Toy Art vai além da imaginação. Eles deixam de ser apenas brinquedos de crianças, pois se tornaram mascotes de adolescente e adultos de todas as idades.
Toy Art são bonecos únicos. Bonecos desenvolvidos por designer, geralmente são sem larga reprodução industrias. Eles são “brinquedos artísticos”, em geral, possuem um desenho muito interessante e preços elevados. Outra categoria que chama muito a atenção são os ToyArt Papers, ou Paper Toys, ou seja, são feitos de papel.





Os Paper Toys podem ser baratos ou caros, depende da tinta da impressora, ou seja, da qualidade da impressão, do tipo de papel usado, do acabamento (cola, verniz), etc. Eu já estou viciada nesse tipo de prática, perco horas procurando paper toys
Estes fui eu que criei:








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...